domingo, 2 de novembro de 2014

UM BRINDE AOS NOIVOS!

Como são lindas as palavras! Mas como capciosas, imprecisas e equivocadas elas podem ser. Chuang Tzu disse há mais 2.000 anos que o perfeito elogio é não se ter nenhum elogio. Talvez o silêncio seja a forma de expressão mais contundente, mas como são lindas as palavras! Elas contam quem fomos, somos ou sonhamos ser. Então prefiro as palavras, mesmo sendo elas capciosas, imprecisas ou mesmo equivocadas. Por isso damos palavras a quem amamos. Vejam o meu caso. Há vinte anos, estava me debatendo com o discurso da minha formatura do curso de direito. Faltava-me o final. E todos sabem a importância de se terminar bem um discurso. Vasculhando, encontrei um cartão de aniversário escrito por este meu grande amigo, Paulo Roberto Nascimento Fernandes. Pedi licença para usar aquelas palavras como sendo minhas. Ele, generoso e gentil, disse que elas eram minhas porque as tinha dado a mim. Pois bem, Paulo e Eva, hoje, depois de tantos anos, eu devolvo aquelas mesmas palavras: "Amigos,  quantos não foram os encontros. Quantas as opiniões, teorias e filosofias traçadas. Um deixar-se influenciar constante, sem medo, pois na verdadeira amizade essas coisas praticamente não existem. São caminhos e temperamentos diferentes, mas nem por isso distantes. Juntos crescemos, iniciamos lutas que sempre hão de existir; rebelamo-nos; pacificamos guerras. Dentro de nós, amigos, existe algo de pulsante e inquieto que teima em nos impor o 'sentimento do mundo'. São detalhes que tornam os dias mais claros, a vida mais envolvente, os amores mais românticos. Não que dentro de nós não existem tristezas ou desilusões, pois esses sentimentos fazem parte da aventura que é viver, e somente entendendo-os é que nos tornamos pessoas melhores. As ilusões. Ah! As ilusões! Que essas cenas que projetamos para   nossas vidas sustentem o lirismo, a impulsividade e a conquista. Que o encontro faça sempre parte de nossas vidas." Senhoras e senhores, um brinde aos noivos! (Discurso proferido em 03/10/2010 no casamento dos amigos Paulo e Eva)

2 comentários: