segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CONSCIÊNCIA BRANCA


Sou contra a discriminação de pessoas por qualquer motivo. Aliás, não apenas eu, o art. 5o. da Constituição Federal também é contra. Contudo o nosso governo vem adotando o que se pode chamar de "apartheid oficial" com a sua política de ação afirmativa. Não bastasse as cotas de ingresso nas Universidades Federais, pretende-se agora dar a mesma vantagem em relação aos concursos públicos federais. Não vou entrar no mérito das cotas (já fiz isso no texto "Cotas da humilhação"). Apenas farei duas perguntas: 
- Acaso as mulheres, sempre oprimidas, precisaram de cotas para  ingressarem nas universidades ou no funcionalismo público?
- Será que no futuro essa política discriminatória não irá criar esdrúxulos movimentos sociais de garantia dos direitos dos brancos?


4 comentários:

  1. Djalma, mano velho
    Sou favorável as cotas. Afinal, estaremos devolvendo o que foi, desde a nefasta escravatura o que foi feito com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós quem?, amigo Juca. Eu não fiz nada. Não acredito que uma injustiça possa ser reparada com outra. Abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Você não fez nada, realmente. No entanto tem muita gente que tem os filhos na universidade e, consequentemente, com bons empregos porque os ascendentes tinham dinheiro para colocar filho em cursinhos, da época. E essas riquezas foram feitas à custa dos escravos. Aliás, hoje em dia, com o auxilio das diaristas que ganham pouco, permitindo que o casal trabalhe fora. Ta na hora de socializar os lucros e não o prejuízo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo e respeito seu ponto de vista, Juca, embora discorde dele. Abcs.

      Excluir