sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O MELHOR QUE A POLÍTICA PODE OFERECER

Contardo Calligaris escreveu ontem na Folha de S. Paulo que cresce no Brasil a paixão antipolítica. Em suas palavras, "é a convicção de que o exercício da política é indissociável da corrupção". O resultado disso na sociedade seria a conclusão de que a necessidade mais premente na política é a de pessoas honestas. Vejo isso como parte do processo universal de evolução política, sempre reflexo de seu próprio povo, dividido em três estágios. O primeiro, mais arcaico, com países ainda dominados por regimes ditatoriais ou em processo de levante. Seus povos vivem entre o medo e o desejo de liberdade. O segundo, intermediário, com países que, mesmo democráticos, debatem-se com sua falta de maturidade e responsabilidade. Seus povos vivem entre a descrença e a esperança política. E o terceiro, mais evoluído, com países cujas amadurecidas democracias promovem liberdade e responsabilidade. Seus povos vivem entre a segurança e a indiferença com as coisas da política. Aliás, esse estágio último possibilita ao cidadão preocupar-se apenas com a própria vida. E isso é o melhor que a política pode oferecer.  


8 comentários:

  1. Acontece que se o sentimento antipolítica continuar crescendo, podemos estar caminhando para a anarquia... Inclusive correndo o risco de vivermos novas ditaduras pelo simples fato de ser mais cômodo. A indiferença e esse individualismo que começou na Europa e que já chega até aqui no meu interior do PR - pois as pessoas estão sim, em todo lugar, cada vez mais alheias ao coletivo - pode formar uma sociedade solitária, indiferente e com seres humanos cada vez menos humanos...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Rosi. Realmente não há nenhuma garantia de que países não involuam politicamente. Obrigado por seu comentário. Bj.

    ResponderExcluir
  3. "preocupar-se apenas com a própria vida", numa estrita visão liberal, não seria, caro colega? Em minha incipiente opinião sobre a senda política, ouso afirmar - e em certa medida discordar. Haja vista que o modelo liberal trouxe também contradições, não podemos, creio, olhar para o sistema como está e apenas categorizar de maneira positivista em estágios de evolução e involução as questões que envolvem o próprio sistema. Devemos, sim, olhar para ele (o sistema) em si e por si, para assim podermos critica-lo e encontrar nossas respostas.
    De qualquer forma, não sou pessimista, creio que a possibilidade de simplesmente podermos trazer à balia tal discussão, já nos mostra o poder que temos em mão! Parabéns, caro Djalma, pela iniciativa e pelo post!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Marcelo, por sua contribuição. Na verdade, tentei dar uma macro visão ao processo. Evidentemente que toda a discussão pode e deve ser contextualizada porque o amanhã dependerá do caminho que escolhermos hoje. Abraço grande.

    ResponderExcluir
  5. acho que nossa cultura é uma cultura de expeculações e pouco conhecimento de causa, os erros cometidos nas urnas justificam a falta de monitoramento e cobrança de quem se elege,

    ResponderExcluir
  6. É a alienação,Liliam. Obrigado pela leitura e comentário. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. olá Djamla, vc diz: "Aliás, esse estágio último possibilita ao cidadão preocupar-se apenas com a própria vida. E isso é o melhor que a política pode oferecer." vc pode dar uma destrinchada melhor nessa parte? o que vc quis dizer?

    ResponderExcluir
  8. Com todo prazer, Alam. É o seguinte: se a sociedade é evoluída a ponto de ter um estado que funcione sem o veneno da corrupção (ou com meios eficientes para reprimi-la)e sem do culto à personalidade do político (como a conhecida figura do "pai dos pobres"). Nesse cenário, há condições para que seus cidadãos não tenham que ficar sempre alertas para que a coisa pública não seja o benefício de poucos. Assim, sobra tempo para que cada um se preocupe com a própria vida. Obrigado por sua leitura e solicitação. Abraço.

    ResponderExcluir