segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O QI DA BELEZA


A Veja dessa semana traz um insólito teste para medir o QI da beleza do leitor. Eu, num misto de futilidade, curiosidade e, principalmente, falta do que fazer, me submeti às não sei quantas perguntas do tal teste. Resultado óbvio: o meu QI de beleza não é o mesmo do Brad Pitt... Talvez a demasiada importância que se dá à beleza, que tanto nos fascina, exprime, mais que o desejo de ser amado e aceito, uma vontade de simplificação. Como se ela fosse capaz do milagre da felicidade eterna, um contraponto imaginário para todas nossas angústias. Beleza oferece beleza. Quem se relacionar com ela desejando mais que isso ficará frustrado. Mas voltando ao teste, além de sua superficialidade e fragilidade, ele despreza outras características humanas capazes de tornar alguém belo como amor, bondade, sabedoria,  amizade, inteligência, ternura, carisma etc. A beleza física é maravilhosa mas perecível; já a beleza que não se vê, cuja passagem do tempo só a engrandece, é muito mais bela.




9 comentários:

  1. Djalma: A foto que ilustra o seu cometário sobre o artigo da Veja, a meu ver traduz com perfeição as necessidades do ser humano em busca da felicidade.Um casal de "velhos" com mais de setenta anos, andando na praia de mãos dadas, conversando e sorrindo, é por demais representativo.Com certeza nesse gesto há uma bagagem imensa de amor, confiança, respeito, admiração e companheirismo.A beleza é a isca, o atrativo do inicio do interesse, mas se não acompanhada com outros predicados este logo se diliu e desaparece. O ser humano tem por hábito ver o envelhecimento dos outros, do amigo, da mulher, dos pais,... não se lembrando que o tempo também trabalhou nele e trouxe os mesmo prejuizos.O antigo ditado popular "beleza não põe mesa", contraria o pensamento de Vinicios de Morais "me desculpe as feiais mais beleza é fundamental", mas trata de uma preocupação com um período mais longo do que o do "instante" que me parece representar a preocupação do poeta. Abraço, Farah

    ResponderExcluir
  2. "quem ama o próximo, bonito lhe parece". Esta máxima ainda não foi derrubada.

    Assim, a beleza está na alma, na psiquê. É interior e absolutamente subjetiva. O resto é resto, ou seja, nada.

    Pedro Euclides Utzig

    ResponderExcluir
  3. Eu li a reportagem, mas não tive paciência para responder as infindáveis perguntas do questionário. Felizmente fui poupado da triste conclusão a que você chegou :-). De fato, como disse o Farah, a beleza é apenas a isca, ficando o resto da vida ligado a fatores muito mais importantes, como a honradez, o caráter, a paciência, a tolerância, o companheirismo. Se não fosse assim, Elizabeth Taylor não teria se casado 6 ou 7 vezes. Abraço. Jocelino.

    ResponderExcluir
  4. Djamla realmente o que é beleza para uns, não serve para os outros, para uns beleza é o fisico,para outros é o interior.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Djalma!

    Belo comentário. Achei fascinante esta parte: "Beleza oferece beleza. Quem se relacionar com ela desejando mais que isso ficará frustrado."

    Ela é parte da felicidade, e não a felicidade em si mesma.

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço grande.

    ResponderExcluir