quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cristo e os eunucos


O desejo homossexual nasce com o indivíduo ou é adquirido em face de circunstâncias psico-sociais? Alheios a essa questão, porém, muitos ainda julgam-no uma mera perversão do comportamento natural. As religiões, em regra, vêem esse desejo como um pecado, uma abominação, para  algumas passível de "cura espiritual", para outras, mais radicais, não há perdão. Mas o que Cristo pensava sobre isso? O texto contido em Mateus, capítulo 19, versículo 12, que finaliza a abordagem sobre o casamento, induz a pensar que Jesus via na ausência de desejo de homens por mulheres um fato natural: "Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite-o." Interpretando-se de trás para frente: primeiro, "eunucos por causa do reino do céus", os que, como ele próprio, sufocam o desejo sexual abraçando a causa religiosa; segundo, "eunucos por causa dos homens", os escravos castrados por prática cruel provavelmente extinta; e terceiro, "eunucos que assim nasceram", ou seja, os homossexuais, que não têm desejo pelo sexo oposto. Penso não caber outra interpretação, quer seja por não haver ser humano assexuado, quer seja pelo desejo sexual ser um impulso instintivo que pode até ser sublimado, mas jamais ceifado.   Não quero dizer que Cristo fez uma apologia à homossexualidade, e sim que ele, numa lição de tolerância, julgava natural o fato de que nem todos têm desejo pelo sexo oposto. "Quem puder aceitar isso, aceite-o." 

7 comentários:

  1. No que se refere à leitura da bíblia, somos todos hermeneutas. Eu, por exemplo, não leio aí eunuco como desprovido de desejo sexual seja por quem for, mas como estéril no sentido de não procriar. Ou será que ele estaria apenas falando de pessoas do sexo masculino? Mais um ótimo motivo para eu entrar no maior bate-boca com ele...rsrsrs...Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Contudo, acho que naquela época não havia consciência acerca da esterilidade.

    ResponderExcluir
  3. Esterilidade talvez não, mas não ter filhos com certeza sim. Talvez apenas não usassem este termo.

    ResponderExcluir
  4. Acho que, na época, a razão de não se conseguir ter filhos era atribuída à "vontade dos céus" e não uma limitação do próprio corpo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua intervenção, Vanessa, me fez aprofundar o pensamento sobre o que escrevi. Bj.

    ResponderExcluir
  6. Polemizar com você é sempre um grande prazer. ;-)) Outro beijo.

    ResponderExcluir