quinta-feira, 28 de abril de 2011

Meus amigos do Café
















Desde há muito que meu interesse por pessoas independe da idade. Um tolo não deixará de ser tolo só porque o tempo passou. Pessoas são interessantes ou não. Não me convence também o argumento de que com a velhice vem a sabedoria, quer seja porque a experiência, como já li em algum lugar, é uma luz que ilumina para trás, quer seja porque, como disse, pode viver-se muito e aprender-se pouco. Nas manhãs de sábado tenho um compromisso: encontrar-me com meus amigos Oscar, Milton, Margarita e Juca no Exprèx Caffè da Santos Andrade. É assim há alguns anos e com muito gosto de minha parte. Lá conversamos sobre tudo, filosofia, política, religião, história, costumes etc, sem regras ou preconceito, só boa conversa. O Oscar é um intelectual na acepção da palavra, leitor ávido da história, e tão sério quanto gentil. O Milton é uma "figura", calmo, silencioso, sempre com um sorriso que une afabilidade com ironia. A Margarita é escritora e uma bem humorada contadora de casos escabrosos, sempre aberta para a vida. E, finalmente, o Juca, o Juca é um tipo memorável, culto, humor ácido, romântico, um grandalhão de coração absolutamente doce. Detalhe: todos são velhos. Dois na casa dos setenta e dois, na dos oitenta. E o que tem isso demais? Nada. Gosto deles porque são pessoas interessantes e, mais ainda, porque são meus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário