segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EU TENHO PRECONCEITO


Menti no título. Eu tenho muitos preconceitos  (assim, no plural). Alguns deles, genéricos e inofensivos. Exemplo: para mim, quem assovia é sempre um chato. Outros, mais sérios e específicos, dos quais não me orgulho, ao contrário, sinto vergonha em tê-los, por isso guardo-os só para mim.A origem do preconceito está na percepção que cada indivíduo tem da realidade e de como ela o afeta, mas também pode ser adquirido por influência do meio. Por isso, sempre haverá preconceito, tamanha a diversidade da aparência e do comportamento humano. Eis aonde queria chegar: o problema não está no preconceito em si,   porque este decorre do direito ao livre pensamento, mas em não reconhecê-lo como tal. Quem não enxerga isso, acredita que existe mesmo algum fundamento científico, natural ou espiritual numa premissa tão inconsistente como a que sustenta todo pensamento preconceituoso. Ou seja, crê que seu preconceito não é preconceito, mas verdade real e absoluta. Assim nasce a discriminação, que é um crime repugnante. Nunca é demais lembrar que a prudente distância entre o que se pensa e o que se faz é um dos pilares da nossa evolução como espécie e, por isso mesmo, deve ser preservada para o bem de todos.

    

6 comentários:

  1. Pois é. Descobri que tenho preconceito. Não um. Muitos.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Silvana. Mente quem diz não ter preconceitos.

    ResponderExcluir
  3. Postei o seguinte comentário no meu Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002823690830

    PRECONCEITO VIROU TABU

    Não faz tempo, muita gente se orgulhava de seus preconceitos contra pretos, pobres, japoneses, judeus... e isso era tido como regra de conduta "moral", como não se miscigenar, por exemplo.
    Aos poucos, especialmente depois da ampla divulgação da Declaração dos Direitos Humanos (1948), esse comportamento passou a ser deplorável e os direitos e deveres hoje são iguais para todos os seres humanos, na maioria dos países do mundo.
    Mas, será que o preconceito acabou?

    Veja a reflexão do advogado e poeta paranaense Djalma Filho e responda sinceramente. Você tem preconceito?

    http://ascoisasquechamodeminhas.blogspot.com/2011/10/eu-tenho-preconceito.html

    ResponderExcluir