domingo, 22 de maio de 2011

Um mundo sem Deus


Dizem que sem Deus o mundo seria caótico, sem regras e sem sentido.  Mas neste mundo com Deus (e suas inúmeras religiões) há mais discórdia que entendimento, mais ódio que amor, mais preconceito que aceitação, mais julgamento que perdão. Em contrapartida, a ciência, ora desdenhada ora perseguida pela fé, tenta tornar possível e compreensível a vida sem Deus. Mas essa tarefa é inglória quer seja por conta do nosso infinito desamparo, quer seja por não haver ferramenta de domínio mais eficiente do que a chancela divina. Deus é, portanto, não apenas a esperança de triunfo sobre a morte, mas principalmente a personificação do desejo que habita o coração humano de a tudo  e a todos controlar, até mesmo quando se pratica o bem. Simples assim: se não posso controlar tudo, meu Deus pode. Então ouso sonhar com um mundo sem Deus, sem a triste ambição do pensamento preso a uma só verdadeSonho com uma vida natural que se baste e se encerre em si mesma. Sonho com uma vida impossivelmente humana.




4 comentários:

  1. "Porque Deus quis (quer)assim". Eis o que considero um argumento fim-de-linha. Mas para quem crê é tudo o que lhe basta. A respeito disso vai aí uma frase de Francis Bacon que gosto muito:
    “O intelecto humano, quando assente em uma convicção (ou por já bem aceita e acreditada ou porque o agrada), tudo arrasta para seu apoio e acordo. E ainda que em maior número, não observa a força das instâncias contrárias, despreza-as, ou, recorrendo a distinções, põe-nas de parte e rejeita, não sem grande e pernicioso prejuízo.”
    E o prejuízo aqui, a meu ver, é cair na armadilha do obscurantismo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, Vanessa querida. Não conhecia essa frase densa e esclarecedora. Obrigado por sua visita e comentário. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Djalma
    Quem é Deus? Ninguem sabe, ninguem viu. Para uns é um grande pai que tudo perdoa, para outros é aquele pai que castiga se fizer algo errado, outros o desafiam para ver o que acontece. Com Deus ou sem Deus o mundo vai caminhar, nós é que temos que ser Deus praticando o bem e a solidariedade sem esperar recompensa pois ninguem sabe o que vem após a morte.
    Geraldo

    ResponderExcluir