sexta-feira, 27 de abril de 2012

COTAS DA HUMILHAÇÃO


Dívida social e desigualdade social seriam as justificativas para a existência das cotas raciais que garantem a negros e pardos parte das vagas das universidades públicas. Da pobreza fazem parte indistintamente brancos, negros, pardos, etc, logo as cotas não se justificam sob esse aspecto. Mas e a dívida social que os brancos têm com os negros? Realmente a escravidão é uma página nefasta da história, mas também irreparável. Isso porque tanto os que a promoveram quanto os que a sofreram já estão mortos há muito tempo. Penso que a forma mais digna de se honrar a memória dos antigos escravos seja justamente garantir a igualdade racial a seus descendentes. Eis o ponto aonde queria chegar. Racismo não é justamente decidir algo comum a todos pelo critério míope da cor da pele? O que seriam as cotas então, racismo do bem? Racismo é racismo, sempre. Esse sistema não é uma conquista, mas um retrocesso. E, bem analisando, é perverso justamente com quem se pretende beneficiar, porque lhe retira a possibilidade do mérito sem a humilhante caridade legal. 

2 comentários:

  1. Djalma,
    Estudo sério, profundo e bem fundamentado de Ali Kamel resultou no livro "Não somos racistas". Vale a leitura para compreender que no Brasil a verdadeira discriminação decorre da condição social e econômica, qualquer que seja a cor da pele.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, Alberto. Ninguém é impedido de fazer qualquer coisa no Brasil por causa de sua cor. O grande limitador nacional é a condição sócio-econômica. Abraço grande.

    ResponderExcluir