quinta-feira, 1 de setembro de 2011

QUEM TEM MEDO DE ENVELHECER?



Eu tenho. Digo enquanto levanto uma mão imaginária. Não sou velho, tenho 43 anos, mas meus cabelos embranquecidos laboram contra meu desejo de parecer mais jovem. Mais que isso, concedem-me a aparência de anos ainda não vividos. E hoje isso é algo absolutamente indesejável. Parecer mais jovem, sempre; parecer mais velho, jamais: eis o mantra da fonte da juventude. Uma ideia antiga, mas que acabou se tornando algo parcialmente atingível com os progressos da medicina e das indústrias estética e cosmética. E por que tanto medo de envelhecer? Primeiro, por causa da morte. Tanto o espelho quanto o olhar alheio são medidores implacáveis da proximidade do próprio fim, um indigesto cartão de apresentação. E segundo, por causa da vaidade, que torna o envelhecimento uma ingrata corrida contra o tempo, cujo resultado pode ser a perda da identidade estética e emocional. Mas, nesse caso, o medo de parecer bizarro ou ridículo é muito menor que o de parecer apenas alguém simplesmente envelhecido.



4 comentários:

  1. Talvez a pergunta ideal na meia idade fosse: quem tem medo de perder a beleza? Aos 20 temos medo de deixar para trás a inocência e a ausência de maiores responsabilidades, e aos 60 é q o medo da morte passa realmente a espreitar.
    Mas aos 40 é a constante e implacável modificação na aparência q nos assombra. Mas a coisa não está apenas entre nós e o espelho. Pior do q não se achar mais tão atraente é imaginar o quanto os OUTROS não estão mais nos achando assim; a idéia muitas vezes exagerada e egocêntrica de q os outros estão não só reparando em nossas mudanças físicas mas tbm desvalorizando-nos por conta delas. Lembro de uma fala da personagem de A Identidade (Milan Kundera) onde ela reclama deprimida: “quando eu passo os homens não se viram mais para me olhar...”
    Não seria perfeito se nos fosse possível acumular apenas experiência? Ou será q não seria ainda mais perfeito se só a experiência fosse valorizada e admirada?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha.. É verdade! A gente vê cada plástica ou aplicações estéticas realmente bizarras! E o pior: a pessoa acha que está abafando.
    Como profissional de Educação Física, o que sempre prego é que você faça exercícios para ser independente na melhor idade, postergando-a ao máximo, além de qualidade de vida! Por consequência a saúde se revigora.
    Abração e parabéns pela aborgadem.

    ResponderExcluir
  3. Eu também me lembro dessa passagem do livro, Vanessa. Muito marcante e significativa para toda mulher. Obrigado por seu comentário. Bj

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Gasperin. Os exercícios físicos, sim, podem nos proporcionar a sensação de um corpo jovem, pois seus benefícios são reais e não ilusórios. Abraço.

    ResponderExcluir