domingo, 18 de março de 2012

POUPEM AS LIVRARIAS

Garimpo novidades numa livraria. Mas hoje me sinto angustiado, irritado. Por quê? Súbito me vem a resposta: a música ambiente. Alta demais, barulhenta demais, agitada demais, típica de loja de roupa. A propósito, desconfio dos que dizem ser a música alta um estimulante para o consumo; em mim o efeito é justamente inverso. Mas, volto onde estava. Como ler com tanto barulho? Falo com uma atendente. Argumento que o ambiente requer introspecção e calmaria, que aquela música parece dizer: vá embora! vá embora! Ela, sorrindo, agradece a sugestão e retorna para seus afazeres. Vencido, obedeço ao imaginário comando musical e vou embora. Já fora, penso se esse inferno sonoro se tornará oníssono em todo tipo de comércio. Por favor, poupem as livrarias! Mas logo meu humor muda, porque noutra loja, bem mais silenciosa que a primeira, vejo-me placidamente procurando e encontrando um bom livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário